domingo, 9 de junho de 2013

O que podemos fazer para que nossos alunos sejam leitores competentes?


Um aspecto que nos chama à atenção é o fato de que a linguagem da escola tem se distanciado cada vez mais daquela utilizada pelos alunos. A leitura precisa ter na escola o mesmo sentido que tem fora dela. É necessário que ela tenha um propósito e significado para o aluno.
Para isso é fundamental que tenham bons modelos de leitores. Que lhes sejam oferecidas oportunidades de participar de atos de leitura. Garantir um bom acervo de textos e livros. Mais do que isso,  criar ambientes propícios para leitura e escrita e que sejam de uso diário. Permitir que o aluno tenha acesso desde cedo ao material escrito, que lhes permita desenvolver comportamentos leitores.
Rodas de leitura, feiras de livros, uma biblioteca organizada, semanas literárias, a criação de murais e painéis pela escola e o estímulo ao envolvimento de toda a comunidade nas atividades de leitura para os alunos são estratégias que, comprovadamente, ajudam a criar esse ambiente.
Despertar e estimular o hábito de ler com prazer, de maneira consciente e crítica, é um trabalho árduo e complexo. Não existem fórmulas mágicas para que o aluno aprenda a ler ou venha a gostar de ler. Daí a necessidade de capacitação dos professores para que estejam preparados e envolvidos com as questões dos alunos e das informações que os cercam.
Ler é conhecimento de mundo, é libertadora. Desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade e  o semelhante.

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Prazer ao ler

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